Seu programa em C# integrado com o Telegram

O Telegram tem uma série de opções de integrações e um sistema de bots muito completo! Mas existem vários serviços que auxiliam a criar ferramentas mais práticas. Uma delas é o Integram que é um bot de integração com Trello, Gitlab, Bitbucket, Github e Webhook.

Segue abaixo uma receita pra ajudar a integrar um sistema ao seu canal ou grupo do Telegram!

Parte 1 – No Telegram

Você precisa adicionar o bot Integram ao seu grupo ou canal. Para isso chame o Integram no privado e escolha o tipo de integração webhook(Essa é uma forma comum de integração para notificações na web). Como o Integram é na verdade um conjunto de bots e o bot de webhook é o Horn, é ele quem você deve adicionar ao grupo ou canal.
Logo aós adicioná-lo ele vai gerar um caminho com uma chave:

Integram link

O que vem após https://integram.org/ é a chave do seu canal ou grupo. Cada grupo ou canal tem sua própria chave. Guarde para alterar no código depois.

No caso do Canal crie como um canal simples e público antes de adicionar o bot. Depois deixe-o privato (se quiser/precisar). Além disso o bot tem que estar como administrador.

Parte 2 – Na aplicação

Criei uma classe simples para ajudar nessa integração com uma aplicação utilizando C# e você pode acessá-la via GitHub ou pegar uma versão mais enxuta neste Gist.

Depois de adicionar a classe, basta chamá-la na sua aplicação com o método abaixo:


EnviarAlerta("Autor","Mensagem");

Eu uso para fazer distribuição de alertas e de erros (exceptions) nas aplicações, mas você pode usar para integrar com algum chat ou outra opção customizando o ID do grupo ou canal que você adicionou o Horn.

 

Pronto! Seu app está enviando mensagens ao Telegram